Atividades Complementares

Horta e Jardinagem

De onde vem o alimento que comemos? Como eles crescem? Qual é a melhor forma de plantar? O que são hortaliças, raízes, sementes, caule, flores e frutos? Estas são alguns dos conteúdos trabalhados com a terra, esse elemento tão rico da natureza.

A horta também é utilizada para observar conceitos lógico matemáticos como medir o tamanho do seu crescimento, o tempo que levam para serem colhidas, a diferença entre cores, formatos, quantidade de folhas entre outros.

Educação Financeira

Como gastamos nosso dinheiro? Será que precisamos comprar tudo o que queremos? Será que podemos fazer algo, ao invés de comprar? Quanto eu ajudo minha família a economizar a para alcançar os meus sonhos?

Estes são alguns levantamentos de questão que fazemos às famílias e aos pequenos, o consumo consciente faz parte do nosso dia a dia, e fará parte dos conteúdos aprendidos nesta aula.

Culinária

A cozinha é o lugar onde a criança pode descobrir muitas propriedades dos alimentos, começa também a conhecer os sabores e entender o que gosta e o que não gosta. Doces, salgados, azedos, amargos, são elementos que só conseguimos distinguir se provarmos e nomeá-los.

Além do conhecimento dos alimentos que fazem bem a nossa saúde, compreender as quantidades, a divisão, porções maiores ou menores, dosagem de alimentos sólidos e líquidos, pesos, medidas e misturas deliciosas, são um outro conteúdo das aulas de culinária.

Inglês e Libras

A arte da comunicação acontece de diversas formas, aqui no Brasil nos comunicamos em português, mas as pessoas surdas se comunicam através da Linguagem Brasileira de Sinais, que chamamos de Libras. Na Escola Pingos de Luz as crianças aprendem um pouco desta linguagem para conhecerem mais uma forma de se comunicar.

Através da Globalização, muitos produtos, serviços e atividades do nosso dia a dia, são falados em inglês, esta língua tão diferente da nossa está cada vez mais, sendo muito importante para nossa comunicação e aprendizado, portanto é também um conteúdo apresentado às crianças.

Sensibilização Musical

A sensibilização musical faz parte do nosso programa de ensino, por ser uma forma de expressão, através da música podemos perceber diferentes timbres, alturas, ritmo, e isto faz com que a percepção auditiva da criança se aflore.

Para a aquisição da linguagem oral e alfabetização, os sons das letras nas palavras é algo que precisa ser percebido com facilidade pela criança, assim ela consegue diferenciar os sons das letras ao escrever e ler.

Escola Para Pais

Encontro de pais com profissionais de diversas áreas, saúde, educação, finanças, entre outros. A escola Pingos de Luz convida os pais de crianças a participarem de um bate papo para tirar dúvidas a respeito de diversas questões tão específicas de seus filhos, e tão comum para os profissionais.

Desenvolvimento da fala, socialização, dentição, cuidados com o corpo, alimentação, comportamento, são alguns dos assuntos discutidos. Nestes encontros os pais sentem o apoio da escola, dos profissionais e encontram outros pais com as mesmas dúvidas e anseios. E assim compartilhamos conhecimentos e bons momentos juntos