Dos 4 aos 5 anos

Jardim I

Crianças de 4 anos

Nesta fase a criança já expressa seus desejos e vontades, começa a demonstrar interesses mais definidos por jogos, brincadeiras, filmes. Já conversa bastante e pergunta sobre o mundo ao seu redor. Nesta modalidade a escola fará o estímulo da autonomia, pesquisa, formulação de hipóteses, análise, resolução de problemas. Noções de quantidades, formas, tamanhos, tempo, espaço, causalidade. Ampliação de vocábulário, noções de leitura e escrita.

Jardim II

Crianças de 5 anos

Quanto mais a criança cresce, maior a possibilidade de conhecimentos ela precisa ter acesso, portanto, neste momento a escola proporcionará a ampliação das habilidades corporais, consciência corporal e coordenação motora. Cuidados com o corpo e higiene pessoal. Conceitos de atitudes de respeito, cooperação e solidariedade. Apreciação de obras e manifestações artísticas.

Perguntas Frequentes

A partir dos 4 anos completos até 31 de Março do ano corrente, é obrigatório que a criança esteja matricula em uma escola. Neste momento ela começará a ser introduzida no mundo escolar, com conhecimento sobre alfabetização, raciocínio lógico, conhecimento social entre outros tantos assuntos.

Na Escola Pingos de Luz, compreendemos que quando é o primeiro momento da criança na escola, ela precisará de atenção e compreensão, para isso teremos muitos momentos para ela se integrar a turma, com atividades em grupo, jogos e brincadeiras coletivas, desta forma ela se sente mais tranquila e pronta para aprender todo conteúdo do Jardim.

Cada escola tem seu projeto de ensino, e aqui na Pingos de Luz, não é diferente. Nós temos o cuidado de, ao recebermos crianças de outras escolas, fazermos uma pequena avaliação através da observação em sala, do que a criança já é capaz de compreender, do que ela precisa de ajuda para realizar, e de como ela se manifesta socialmente (como interage com outras crianças e adultos, do que gosta de brincar, conversar, etc).

Traçamos uma abordagem especialmente para esta criança. Desta forma ela não se sentirá perdida nos conteúdos, e nem desmotivada se já estiver mais avançada que outros alunos.

A Escola Pingos de Luz compreende que o brincar é a forma da criança aprender, e por esse motivo,  a brincadeira faz parte do nosso projeto de ensino, pois a partir da brincadeira são desenvolvidos vários conteúdos pedagógicos como raciocínio lógico, sequência numérica, consciência corporal, coordenação motora entre outros.

Veja um exemplo: na brincadeira de amarelinha, a criança tem de saber a sequência numérica para poder jogar a pedra no lugar certo, precisa guardar na memória que número vem antes e depois, para saber onde vai parar e saltar ou pegar a pedra, além disso ela está desenvolvendo a noção de espaço (ao pular dentro do quadrado), equilíbrio (ao ter de pular de um pé só), e tonicidade dos músculos (das pernas e braços) pois ao jogar a pedra tem que ter controle de sua força.

Tudo que é trabalhado neste jogo será importante para aprender a escrever respeitando as linhas do caderno (noção de espaço), pegar o lápis e escrever empregando a força adequada, contar seguindo sequência numérica. Estas são só algumas entre tantas outra atividades que a criança se sentirá mais capaz de realizar.

Esta é a forma de aprender brincando, onde a criança desenvolve consciência do seu corpo e do mundo em que vive, através de atividades interessantes e que fazem sentido para ela.

Quer ver mais?

Visite nossa Página do Instagram

Entre em contato

Para saber mais informações sobre a escola